domingo, novembro 04, 2007

1 ano ou Grandes Vinhetas # 23
(Post cheio de ressentimento)

Retirado de "Bravo para os Brothers - As aventuras de Spirou e Fantasio" (1965) Franquin.

The Smiths - Unhappy Birthday

Assumo sem reticências. Este blog é um fracasso. É um chorrilho de promessas adiadas, um conjunto de propostas inacabadas.
Quando há pouco mais de um ano este comboio partiu, tomei a decisão de não escrever sobre a cidade do Porto. Tinha escrito num outro blog só sobre a minha cidade e não queria nem que este fosse uma repetição do anterior, nem que eu me sentisse limitado a escrever sobre um tema. Durou pouco mais de um mês. A 6 de Outubro de 2006 escrevi este post. O primeiro de muitos. Quase todos, se não todos, piores que tudo o que havia escrito no blog anterior e, a maior parte das vezes, a soma de uma fotografia feita por mim e uma canção e um poema escritos por outrém.
O mesmo aconteceu em muitos outros momentos.
Nunca este blog foi solicitado para entrar numa corrente. Mais, o Comboio Azul até criou uma corrente (quer dizer, nem era bem uma corrente...), que diga-se acabou por ter uma adesão muito interessante, mas mesmo assim, nunca nenhum outro blog nos solicitou para dizermos quais os nossos dez filmes preferidos, quais os dez livros que não mudaram a nossa vida ou quais os nossos dez papeis higiénicos de eleição. Bem sei que é desígnio pateta, mas bolas (!) é um indicador de popularidade...
No que diz respeito a visitas, o blog teve sempre um desempenho mediocre. Navega nas 60 visitas diárias em média (com acentuada queda durante esta recente ausência), o que é manifestamente menor que as minhas experiências anteriores na blogosfera. E nem sequer me posso queixar de o blog não ter sido publicitado, que o foi, quer pelos posts simpáticos do Pedro Correia no Corta-Fitas, que fizeram disparar o sitemeter, quer pelas minha presenças erráticas na Baixa do Porto, ou nas simpáticas referências feitas por essa blogosfera fora, do Dias com Árvores ao amigo e próximo Cidade Surpreendente, entre tantos outros. Ainda assim, apesar desses fogachos, o blog manteve sempre números claramente baixos, alimentados sobretudo pelos desgraçados que cá chegavam dominantemente em pesquisas no google por comboio e vinhetas.
O melhor até agora foram as amizades que criei. Entre elas, porque sei serem de pessoas com as quais o blog foi dialogando e com quem tantas vezes nos fomos identificando, encontram-se o Francisco Curate do Daedalus, o Ricardo Castro Ferreira do Solas na Mesa, o Aníbal Letra do Fêcêpê: Orgulho e Glória (entretanto, um blog lamentavelmente desaparecido...), o Guardabel do Pobo do Norte ou o João Saraiva do Óculos Azuis e Brancos. Das discussões, que não foram assim tantas, a melhor foi de longe a que mantive com o Rogério Casanova do Pastoral Portuguesa, sobre Tintin no Congo. Pelo caminho foi também agradável receber a resposta de Eduardo Pitta do Da Literatura, a propósito destas minhas sugestões gastronómicas na cidade do Porto ou a recomendação de Tiago Barbosa Ribeiro do Kontratempos, para as fotografias sanjoaninas aqui reproduzidas. Daqueles que nunca me ligaram pevide, e não foram assim tão poucos como isso, não tenho tempo, nem memória para aqui os linkar (quer dizer, até tenho memória e, agora, até tinha tempo, mas orgulho-me do meu despeito).
Depois de dois meses parado, venho aqui dizer que o Comboio azul voltará a viajar, apesar do escasso tempo que possuo. Provavelmente, em formato bem diferente do que até aqui tem sido, ou então, como tem acontecido sempre que anuncio mudanças, ficará tudo como está. Veremos.

P.S. - Ah! Prometo acabar a viagem que deixei a meio.

13 Carruagens:

Blogger Gabriel said...

o «comboio voltará a viajar».
Óptimo!

domingo, novembro 04, 2007 3:52:00 da tarde  
Anonymous Kate said...

Eiiiiiiiiiiiiiiiii!Que optima surpresa!!!!!!! Nao poderia ter sido melhor. Obrigada! O dia comeca bem ;-)Beijinhos.

domingo, novembro 04, 2007 6:19:00 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Ora aí está uma boa notícia!
P'ra Frente é que é o caminho!
Tentarei ser mais participativo. Sou mais leitor do que paticipante.
Gosto deste Blogg e apoio a ideia de se escrever mais sobre a nossa cidade do Porto. Afinal foi neste Blogg que ''saquei as melhores fotografias'' do Porto. Parabéns, também ao Carlos Romão.
Saudações Tripeiras
Jósé M.Carvalho

domingo, novembro 04, 2007 8:19:00 da tarde  
Blogger RAA said...

Veja a coincidência: vim aqui hoje ver se o Comboio já estava na linha e em linha para convidá-lo a particpar na corente da «página 161»!...
Grande vinheta, a propósito.

domingo, novembro 04, 2007 11:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ei-lo de volta.
Já sentíamos a sua falta!

Um abraço

Correia de Araújo

segunda-feira, novembro 05, 2007 2:48:00 da tarde  
Anonymous guardabel said...

A qualidade de um blogue não se mede pela quantidade de bisitas! :)

quinta-feira, novembro 08, 2007 7:13:00 da tarde  
Blogger Carlos Romao said...

Com o Porto como tema ou sem ele, ou com mais ou menos vinhetas, saúdo o teu regresso com um abraço - extensivo ao azulbrancodixit que é da nossa cor ;)

quinta-feira, novembro 08, 2007 11:46:00 da tarde  
Blogger Francisco Curate said...

Bem-vindo!

sexta-feira, novembro 09, 2007 6:08:00 da tarde  
Blogger José Eduardo said...

Depois do saudado regresso do Eléctrico ao Porto (ainda que a meio gás, diga-se), saúdo o regresso do Comboio Azul. Que a viagem continue! Abraço.

sábado, novembro 10, 2007 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não se pode parar um comboio azul....

HS

sábado, novembro 10, 2007 9:51:00 da tarde  
Anonymous Just a Girl said...

Na vida não guardamos o número de amantes, mas a intensidade com que vivemos cada amor. Continuo de bilhete na mão ;D

domingo, novembro 11, 2007 2:19:00 da manhã  
Blogger Ana Mafalda said...

Bom dia..

Sou aluna de um colegio privado do Porto e estou a participar junto com alguns colegas num concurso a nivel nacional lançado pela sapo.

O nosso objectivo é apresentar melhorias criativas para a cidade.

Temos tambem que actualizar um blogue na plataforma sapo..

este é o nosso endereço: http://invicta-criativa.blogs.sapo.pt

gostariamos muito de contar com o seu apoio e divulgaçao!

Quantos mais portuenses unidos mais força teremos!

Contamos poder colocar o link deste blogue no nosso blogue até terça feira.


Bom fim de semana,

Ana Nunes

sábado, novembro 17, 2007 1:16:00 da tarde  
Blogger solas_na_mesa said...

ora aqui está uma boa notícia!

força na locomotiva!

terça-feira, novembro 20, 2007 10:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Entroncamentos:

Criar uma hiperligação

<< Home