Aniversários (Tintin e Bowie)
Quicksand tocada ao vivo por David Bowie e Robert Smith no 50º aniversário de Bowie.
Serve o presente post para celebrar os aniversários de dois amigos de longa data: Tintin e Bowie.
Para o primeiro, 78 anos após o seu nascimento, envio-lhe uma fotografia desse momento mágico, a 10 de Janeiro de 1929, quando a primeira prancha da longa história das Aventuras de Tintin foi colocada no Petit Vingtième, o suplemento infantil de um jornal diário belga, conservador e católico, Le XXª Siècle. Nas vinhetas acima reproduzidas, Tintin parte de comboio para Moscovo onde pretende fazer um trabalho de reportagem sobre o outro lado do muro. Seria a primeira de uma longa série que duraria 54 anos, quando a morte de Hergé deixaria o álbum Alph-Art para sempre inacabado.
Para Bowie, seria natural endereçar-lhe a minha (de quase todos) canção preferida: a Space Oddity. Mas não. A melodia escolhida pertence ao velhinho e mítico Hunky Dory, que, entre outras pérolas, inclui também as populares Changes e Life on Mars?. Esta versão da canção Quicksand foi gravada há dez anos atrás, quando precisamente se celebravam os 50 anos do cantor inglês, nascido David Robert Haywood-Jones, a 8 de Janeiro de 1947, em Londres. A versão está, em minha opinião, sensacional, não só porque a canção é de si magnífica, como inclui a sensibilidade e a profundidade da voz de Smith, normalmente odiada por muitos e fanaticamente idolatrada por poucos (eu faço parte desta horda de loucos).
Parabéns aos meus bons velhos amigos que me acompanham desde a mais tenra adolescência! Muito do que sou também o devo a vós!
Nota:
Depois de tanto aplaudir (e justamente!) a escolha musical do Francisco Curate, no Daedalus, fico muito sentido que ele ainda não tenha feito o mesmo lá, no sempre interessante cantinho dele, pelas escolhas feitas no Comboio Azul. Até porque desconfio que ele tem gostado! Bandido!
Etiquetas: Banda Desenhada
2 Carruagens:
Spirou, Tintin, Ric Hochet, «Hunky Dory»... um comboio em fundo azul com paragem em tantos pontos da minha própria história!
Welcome aboard, mcp!
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
<< Home