terça-feira, agosto 07, 2007

Conexões

Vista a partir de um recanto da praça do Infante, 28 de Abril de 2007.

Elastica - Connection

Alfândega

Que linha de tabelas,
na pauta aduaneira,
limitaria os desejos da Cidade,
um gosto de frutas de fibra,
um aroma de poeira de oiro?

Dos comércios da
Alfândega,
até hoje,
o sopro da fuligem do carvão haveria de voar,
a revestir as torres e as clarabóias
a tingir a boca ardente dos suicidas.


Mário Cláudio (1996) A Marginal do vento
_________________________

Aí vai a minha segunda contribuição para o Fabuloso Passatempo de Verão b-site/melofobia, lançado pelo Daniel. Seguramente, ao contrário da que anteriormente sugeri (Rialto - Untouchable), esta canção está mais acabada enquanto produto exequível para uma banda sonora de um filme de James Bond. Ainda que, tal como a dos Rialto, repleta dos tiques britânicos dos idos de 90, Connection dos Elastica mantém um ritmo forte e provocatório sem jamais deixar de ser melódica. Ao mesmo tempo, usa aquela linguagem ambígua (que normalmente resulta numa enorme nulidade de conceito), mas extremamente forte em mistério e intriga na sua acepção imediata e que coroam sempre os títulos dos filmes de Bond. No caso, o título do filme poderia ser por exemplo "007 - The Russian Connection" ou outra qualquer combinação de três ou quatro palavras à escolha entre Live, Kill, Love, Die ou Forever com a obrigatória Connection.
Apesar de um primeiro álbum (de onde foi retirada esta Connection) que foi muito vendido e extremamente bem cotado na crítica, os Elastica foram uma banda efémera, terminando num complicado processo de acusação de plágio por parte dos velhinhos Wire e, ao que consta, em enormes doses de alucinogéneos. Construídos a partir de dissidentes dos Suede, os Elastica, depois um curto mas intenso período de fama, acabaram por desaparecer tão depressa como surgiram.

Etiquetas:

1 Carruagens:

Blogger SF said...

O Mercado Ferreira Borges visto do Palácio da Bolsa...
Quero felicitar-te pelas fotografias deste blog. Sei que a nossa cidade é muito fotogénica, mas és também um excelente fotógrafo. Parabéns!

quarta-feira, agosto 08, 2007 1:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

<< Home