Curvo e redondo
"Convento de Santo Agostinho da Serra, assim chamado porque está no sítio mais alto da cidade, e da parte meridional do rio Douro. A sua fundação foi no ano de 1540. É de cónegos regulares de Santo Agostinho. A igreja, formada em círculo, imita a de Santa Maria, chamada a Redonda, de Roma. Está ornada de capelas e altares primorosamente asseados. O claustro é igualmente redondo, e todo em cantaria. Os dormitórios e oficinas são à moderna e segundo a arquitectura do bom gosto [...]"
Costa, Padre Agostinho Rebelo da (1789) Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto.
Ainda agora, o vento soprava forte incitando a turbulência sonora habitual quando, de repente e inesperadamente, se fez silêncio. Lá fora, a calma parece ter chegado, mas cá dentro, não pude dormir sem escrever.
Entre uma promessa recente a este blog e aquela fotografia, encontrada numa pasta mal indexada do meu pc, descerrei uma cortina entre a minha cidade e a velha Roma, feita pela curva redonda da Igreja quinhentista do mosteiro da Serra do Pilar e a descrição preciosa do Padre Agostinho Rebelo da Costa, do final do século XVIII.
Redonda. Igreja de Santa Maria, a Redonda. Roma. Escreveu o Padre.
Sempre que seguimos o filão das origens, o caminho revela-se incontornavelmente interminável, como o fio de Ariana no labirinto de Minotauro.
A Igreja de Santa Maria, a Redonda, é, tão somente, o célebre Panteão de Roma, que havia sido consagrado à Virgem Maria num (coincidente!) 13 de Maio de 609, pelo Papa Bonifácio IV.
O edifício romano, cuja abertura na cúpula era tida como o "olho de Deus", serviu inicialmente como mansão dos deuses planetários, a partir do século I AC, para, mais tarde, servir de acolhimento ao culto mariano, tendo permanecido até ao século XX como a maior cúpula do mundo com 42 metros e meio de diâmetro.
O belo edifício quinhentista, que em tempos fez parte do território portuense, recebeu a influência morfológica, que delicadamente transpôs para o promontório sobre o rio, de onde se tomam as mais belas perspectivas sobre a cidade Invicta.
Antes que a Lua ultrapasse a escorreita linha do horizonte, parto escorreito em linha recta para o mundo dos sonhos, onde a Lua tem sempre lugar.
P.S. 1 -Uma palavra imensa de agradecimento à Cidade Surpreendente pela simpatia das suas palavras. É bom sentir que aquilo que fizemos não é esquecido, sobretudo por alguém que tem mostrado uma qualidade infinita no que vem fazendo por aqui e por aqui.
P.S. 2 - Aproveitando a embalagem dos blogs tripeiros, queria destacar com grande sublinhado o blog não sei pra mais, em que a qualidade das imagens é absolutamente extraordinária, revelando, dia após dia, uma sensibilidade e um talento intermináveis.
P.S. 3 - Para finalizar, fica aqui a perfeição redonda, desde as imagens que revelam o maior jogador de todos os tempos, até à emoção daquelas palavras gritadas, choradas, libertadas por quem acaba de assistir ao maior momento de futebol da história. Da Lua Cheia à Igreja Redonda, entre a bola que circula e o planeta que gira. Do olho de Deus, pela mão de Deus, aos pés de um Deus.
Haverá alguma coisa mais bela que uma curva?
Etiquetas: Outros Lugares, Porto
8 Carruagens:
Que bela lua - será de queijo? ;-)
Não... :-(
Eh pá!!! Aqui a última noite de verão já deve ter sido em julho...Sortudos
Além de uma foto magnífica, está aqui um belo texto!
Conheço o livro, mas para ser sincera não conhecia a historia do convento, nem que a sua denominação é Convento de Sto Agostinho da Serra...:$
É o que eu digo muitas vezes, estou sempre a aprender e fez-me bem ter vindo aqui hoje...voltarei mais vezes. :O)
btw adorei os p.s's e vocês tb têm fotos fantásticas!
Sem querer entrar numa troca de galhardetes ;)
não posso deixar de cumprimentar e dar parabéns pelo texto.
Isto começa a ficar repetitivo, mas não posso deixar de dar os meus parabéns pelo post! (e agradecer a referência elogiosa ao NSPM :) )
Da minha parte, obrigado à Luzinha, ao Carlos Romão e ao trazmumbalde!
Será que dá para subir a cúpula e saltar para a lua?
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
<< Home