quarta-feira, dezembro 06, 2006

Fake plastic trees

O convento da Serra do Pilar visto do Porto, hoje à noite.
Fake Plastic Trees - Radiohead

A árvore artificial que, todas as noites, Gaia oferece ao Porto para o fazer corar de inveja, incendeia as almas daqueles que a procuram. A luz cintilante reflecte a inusual escuridão da igreja dos Clérigos. Pela primeira vez apagada em Dezembro, a torre dos Clérigos envolve-se num manto vermelho de rubor pela ousadia da sua jovem opositora.
Na outra margem, o cone arbóreo desafia as leis da gravidade em dias de temporal, prostrando-se na fronteira da cidade que a ergueu. Dali, enfrenta o Porto de frente, olhos nos olhos. E encara o céu com coragem, de cima para baixo.
Naquele lugar, a árvore mais do que apreciada por quem a pagou (e apagará...), é bastião sólido contra o inimigo do outro lado do rio, e é tão encantadora como cínica, tão reluzente como sombria.
Vista desta perspectiva, a silhueta do horizonte tem, cada vez mais, um ritmo cardíaco acelerado e as peças simbólicas do homem, como em qualquer jogo de xadrez, são cada vez mais desonra que dignidade.
E o mundo vai.

Gostei de ver/ler/ouvir:
1 - Este comentário de Eduardo Pitta ao que eu havia escrito no post anterior. Obrigado pela participação, sobretudo vinda de alguém que leio sempre atentamente.
2 - Este texto no Abrupto (anteriormente publicado no Público). Tenho sempre um certo prazer quando alguém da geração que intitulou a minha de rasca, se apercebe das falhas e omissões da sua. Esse prazer terá seguramente algo de revanchista, por um lado. Por outro, representa também uma certa inveja da minha parte.
3 - Este vídeo dos X-Wife (banda portuense de que faz parte um amigo de longa data. Um abraço, Rui!) no Bisca dos Nove. De há muito que eles merecem o céu.
4 - A boa música que continua a ser apresentada no Daedalus.
5 - Este abaixo-assinado no Futebloguês. Hilariante!
6 - Esta fotografia no Não sei pra mais. Como sempre, fenomenal!
7 - Esta pergunta no Tomar Partido. Não que me importe muito, mas não era para ter sido no dia 1 de Dezembro?

Etiquetas:

2 Carruagens:

Blogger Luzinha said...

No Domingo de tarde vi pela primeira vez esta árvore, mas não a vi iluminada. Realmente é lindíssima! Nós temos uma árvore nos aliados, que agora está 'rodeada' de barraquinhas, não sei bem para quê, pq hoje ao fim da tarde estavam a monta-las, mas não gostei muito de as ver ali, 'tapam' a beleza da árvore...

Gaia anda a manifestar-se e bem, sou tripeira, mas neste momento digo que o Porto anda a ficar a cidade sombra de Gaia :( apesar da sua beleza inconfundível. No entanto não deixo de ser optimista e querer o bem e o melhor para a Invicta...

BTW Foto lindíssima ;O))))))

quarta-feira, dezembro 06, 2006 9:22:00 da tarde  
Blogger PCS said...

Ainda não vi, mas deve estar espectacular.

quarta-feira, dezembro 06, 2006 11:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

<< Home