sexta-feira, setembro 08, 2006

Diatom art

Genial trabalho de Klaus Kemp, foi através desta "flor de diatomáceas" que comecei a desfolhar o fabuloso micromundo da arte feita com organismos invisíveis a olho nu.
As diatomáceas são algas unicelulares ou coloniais cuja principal característica é a presença de um invólucro de sílica que forma uma espécie de caixa ornamentada. São dos mais bonitos organismos fitoplanctónicos que tenho o privilégio de ver diariamente no trabalho, apesar de no meu microscópio serem mais parecidas com isto:
Desconheço como surgiu a ideia de pegar nas diatomáceas e as arranjar de forma artística, nem sei mesmo quem terá sido o pioneiro, mas a verdade é que quem vê as fotografias que Hilda Canter-Lund e John Lund têm no seu livro Freshwater Algae (de onde foram retiradas estas), dificilmente deixará de se encantar com a beleza invisível que existe em cada gota de água. Mesmo quem, como eu, convive diariamente com estas criaturinhas!

4 Carruagens:

Blogger Pcfc said...

O meu boi é mt mais giro

domingo, setembro 10, 2006 11:31:00 da tarde  
Blogger Repórter M said...

Vai uma aposta? Que bom ver-te por cá! Espero uma reportagem completa dos festejos da vitória do Boavista em Copenhaga! E na quarta espero ver-te no estádio a apoiar a tua equipa!

segunda-feira, setembro 11, 2006 12:50:00 da manhã  
Blogger Pcfc said...

nem sabes, nao vou poder sequer ver o jogo...
tenho um jantar nesse dia. nao vou ao estadio pq o bilhete era 50 euros...

terça-feira, setembro 12, 2006 1:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O trabalho de Klaus Kemp é muito repetitivo enquanto que as tuas imagens são mais livres e expontâneas.PCS

quarta-feira, setembro 13, 2006 10:05:00 da manhã  

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

<< Home