domingo, fevereiro 24, 2008

O Porto Oriental no Final do século XIX



Caros passageiros,


Gostaria de os convidar para a sessão de apresentação do livro O Porto Oriental no Final do Século XIX - Um retrato urbano, de que sou autor. O livro será apresentado pelo Professor Doutor José Alberto Rio Fernandes. A sessão terá lugar na próxima quarta-feira, dia 27 de Fevereiro, pelas 21.30h, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto (Campo 24 de Agosto).
Será um prazer encontrá-los lá.

sábado, fevereiro 09, 2008

Lá em cima, há planícies sem fim.

O espaço visto por entre as árvores do Parque da Cidade, no Porto, 3 de Novembro de 2007.

Paulo de Carvalho - Era uma vez o Espaço

Sempre atrasado, segue aqui a ligação para o texto sobre o Carnaval que escrevi no JN do passado dia 30 de Janeiro.
O texto pretende lembrar o passado de glória do Carnaval na Invicta e, sobretudo, manifestar a preocupação com a forma como a actual edilidade despreza a interacção com a população da cidade, actores e espectadores simultaneamente, reagindo tarde e temerariamente às novas tendências urbanas, e preferindo recordes “estratosféricos” de ferro e PVC à evocação da alma portuense ou à busca da identidade da cidade, fundadas num passado que a História e a Geografia ensinam e que a literatura de Alberto Pimentel, Camilo Castelo Branco ou Ramalho Ortigão tão bem ilustram.
Numa sociedade do consumo, palco desta nova realidade urbana de efemeridade e ilusão, que (sobre)vive à custa dos eventos e da imagem para o mundo, espera-se que este regresso insípido do Carnaval à Baixa seja, acima de tudo, a semente de um projecto de maiores dimensões que respeite a herança histórica da cidade e mobilize a participação dos portuenses.
E, já agora, que a crítica à CMP possa coexistir com estas manifestações culturais. Não levem a mal, mas a velha liberdade de expressão, mesmo neste fictício mundo pós-moderno, de vez em quando, ainda sabe bem.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Nevertheless

O edifício transparente e o Atlântico, como eu os vi lá do alto, no final de Outubro do ano passado.

The Radio Dept. - Against the tide